SIMBOLISMO
No final do século
XIX o mundo passava por uma grande mudança econômica e politica, havia uma
grande desordem social e, o Simbolismo surgiu em meio à divisão entre as
classes burguesa e proletária. O pioneiro do Simbolismo é o francês Charles
Baudelaire, com a publicação de “As Flores do Mal”, em 1857.
Os
simbolistas adotavam uma visão pessoal e individualista da realidade, sem se
limitar muito aos princípios estéticos então vigentes. Isto lhes valeu o pejorativo
apelido de “decadentistas”. Em 1886 com a publicação de um importante manifesto
– ‘O Século XX’, do teórico deste movimento, Jean Moréas – deu ao movimento seu
nome definitivo – simbolismo.
O Simbolismo é a
estética literária do final do século XIX, em contraposição ao Realismo e o
Naturalismo e exatamente por vim nesse período não é considerado uma escola
literária, pois nesse momento havia três manifestações literárias em confronto:
o Realismo, Simbolismo e o Pré-Modernismo.
As principais
características do Simbolismo são:
·
Misticismo e
espiritualismo: A fuga da
realidade leva o poeta simbolista a uma viagem ao mundo invisível e impalpável,
o uso de vocabulário litúrgico (antífona, missal,
ladainha, hinos, breviários).
·
Falta de clareza: os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos
da realidade, sem delineá-los totalmente.
·
Subjetivismo: a valorização do “eu” e
da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta a ter importância.
·
Musicalidade: para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas
não se contentam apenas com a rima.
·
Sinestesia: os poetas, tentando ir
além dos significados usuais das palavras, terminam atribuindo qualidade às
sensações. As construções parecem absurdas e só ganham sentido dentro de um
contexto poético. Vejamos algumas construções sinestésicas: som vermelho, dor
amarela, doçura quente, silêncio côncavo.
·
Cor branca: principalmente Cruz e Sousa tinha preferência por brancuras e
transparências.
·
Os principais artistas simbolistas foram: Charles
Baudelaire, Arthur Rimbaud, Stéphane Mallarmé, Paul Verlaine, Cruz e Souza,
Alphonsus de Guimaraens e Eugênio de Castro.
Simbolismo no
Brasil
O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893,
com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de autoria de
Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista. Além de Cruz e Sousa,
destacam-se Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerr. Como pelo resto do mundo,
o Brasil também passava por algumas mudanças sociais quando o Simbolismo surgiu,
além de guerras civis o pais enfrentava a Revolução Federalista e a Revolta da
Armada. Findou com a chegada do movimento modernista.
João da Cruz e Sousa
Nascido em 1861, o
poeta de alma palpitante e que tinha coragem para dizer ás pessoas que é
preciso não somente ter coragem e garra, mas também asas.
Descendente de
negros, Cruz e Sousa lutava e escrevia sobre as lutas de sua época,
principalmente a escravidão.
Mestre do Simbolismo
no Brasil e celebrado só depois de morto, o Poeta de Desterro foi um homem
apaixonado, autor de versos que ganharam o mundo.
O pensamento deste
trabalhador que ganhava pouco se baseava em conceitos de filosofia da arte,
estética e poesia. Abrangendo também a meditação sobre si mesmo até como
uma inspiração para suas obras.
Morreu tuberculoso em
Minas Gerais, em 19 de março de 1898, e foi enterrado no Rio de Janeiro para
onde se mudou definitivamente em 1890.
Escreveu diversos
poemas, cerca de 100 ou mais, e o que o grupo mais gostou para complementar
sobre esse poeta é o “Feliz”.
Feliz
Ser de beleza, de
melancolia,
Espírito de graça e de quebranto,
Deus te bendiga o doloroso pranto,
Enxugue as tuas lágrimas um dia.
Espírito de graça e de quebranto,
Deus te bendiga o doloroso pranto,
Enxugue as tuas lágrimas um dia.
Se a tu'alma é d'estrela e
d'harmonia,
Se o que vem dela tem divino encanto,
Deus a proteja no sagrado manto,
No céu, que é o vale azul da Nostalgia.
Se o que vem dela tem divino encanto,
Deus a proteja no sagrado manto,
No céu, que é o vale azul da Nostalgia.
Deus a proteja na
felicidade
Do sonho, do mistério, da saudade,
De cânticos, de aroma e luz ardente.
Do sonho, do mistério, da saudade,
De cânticos, de aroma e luz ardente.
E sê feliz e sê feliz
subindo,
Subindo, a Perfeição na alma sentindo
Florir e alvorecer libertamente!
Subindo, a Perfeição na alma sentindo
Florir e alvorecer libertamente!
Feliz! – Cruz e
Sousa
Em seu poema Cruz e Sousa abordam
características típicas do Simbolismo e que podem ser claramente identificadas
nos versos de seus poemas. Algumas das principais características nós buscamos
destacar de maneira bem objetiva.
·
Quanto a forma estética do poema - Emprego
de letras maiúsculas no verso: Esta característica pode ser percebida nos
versos do poema de maneira bem clara, e é uma das características vistas no
Simbolismo. Os poetas tentam destacar palavras grafando-as com letra
maiúscula.
·
Falta de clareza: Os poetas achavam que era mais importante
sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é
empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.
Conseguimos identificar esta característica quando passamos a analisar os
versos, e esta característica é típica do Simbolismo também para manter uma
bela estética do poema.
·
Subjetivismo – O Subjetivismo visto no
Romantismo e negado no Parnasianismo, com o Simbolismo, volta a ter muita importância.
Passa ser valorizado o “eu” e o mundo “irreal” e vemos isto com o poema Feliz,
onde o autor destaca um mundo irreal e que visa somente a ele mesmo.
·
Misticismo, religiosidade: Percebemos claramente a
presença desta característica, a partir da observação dos versos. Vimos que nos
versos há predominância de religiosidade, por várias vezes há pedidos a Deus,
pedidos de intercessão, agradecimentos, de proteção, etc.
·
Retomada de elementos da tradição romântica: Há uma
leve semelhança, na estética do poema, com o Romantismo, onde contém
características que lembram o Romantismo, mas que são típicos do Simbolismo.
Estas são algumas das
várias características que podem ser destacadas no poema.
Analisando um pouco este
poema de Cruz e Sousa, conseguimos identificar, além das características do
Simbolismo, características que são próprias do autor, e que são um marco de
suas obras. Seus poemas são marcados pela musicalidade, pelo subjetivismo e às
vezes pelo apaziguamento.
No poema percebemos que a permanentemente
um pedido de proteção à vida, talvez por simples inspiração aos escrever a
obra, ou talvez, por contexto histórico, uma forma de oração para que Deus os
protejam de coisas presentes no dia a dia daquela época. Ele pede para que Deus
proteja nos momentos de felicidade para que nem o mistério, nem a saudade, nem
sonhos o tirem a felicidade e a liberdade que ele está a gozar. Pois penso eu,
que conquistar a felicidade seja tão difícil, mas perde-la é de longe tão
fácil, como um piscar de olhos, ao percebermos a felicidade se vai. E é então
por isso que ele pede proteção a Deus, e de tudo ele não está errado, ao
declarar isto em sua obra.
Grupo: Bianca Aparecida, Juliany Santos, Karina Nascimento, Letícia Velasco e Mariana Souza.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br, www.suapesquisa.com.br.
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