Contexto Histórico
Foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas,
teatro e literatura. Ele surgiu na França, no final do século XIX, em
oposição ao Naturalismo e ao Realismo. O Simbolismo foi uma escola
literária de poetas, que tinham colegas por todo mundo como o francês Charles
Baudelaire, mas tinham pouco reconhecimento e aceitação artística. O
simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de
retratá-la de maneira tão óbvias como faziam os realistas. Para “sugerir”
a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas,
sinestesias, recursos sonoros. A inspiração temática simbolista costumava
vir de poesias do movimento, além de uma certa fixação em assuntos como a
morte, a doença, o erotismo e até a perversidade. Os simbolistas terão
maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A
visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e, sim, está
focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo.
Literatura brasileira:
- Cruz e Souza
- Alphonsus de Guimarães
Artes Plásticas:
- Paul Gauguin
- Gustave Moreau
- Odilon Redon
Teatro
- Maurice Maeterlinck
- Gabriele d'Annunzio
Características do
Simbolismo
- Valorização dos sentimentos individuais;
- Isolamento da sociedade;
- Tem influencia do misticismo, espiritualismo e o subconsciente;
- Ênfase na imaginação e fantasia;
- Comparação da poesia com a música;
- A musicalidade é uma das características mais
destacadas da estética simbolista;
- Transcendentalismo;
- Subjetivismo;
Simbolismo no Brasil
No Brasil, o simbolismo teve início no ano de 1893, com a
publicação de duas obras de Cruz e Souza: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). O
movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento
modernista.
No Brasil, o simbolismo surge num período marcado por conflitos
políticos e sociais. Cruz e Souza souberam trazer o simbolismo da Europa e
"implantá-lo" no Brasil, quase que simultaneamente.
Obra Principal
"A Beleza
Eu sou bela, ó mortais! como um sonho de pedra,
E meu seio, onde todos vem buscar a dor,
É feito para ao poeta inspirar esse amor
Mudo e eterno que no ermo da matéria medra.
No azul, qual uma esfinge, eu reino indecifrada;
Conjugo o alvor do cisne a um coração de neve;
Odeio o movimento e a linha que o descreve,
E nunca choro nem jamais sorrio a nada.
Os poetas, diante do meu gesto de eloquência,
Aos das estátutas mais altivas semelhantes,
Terminarão seus dias sob o pó da ciência;
Pois que disponho, para tais dóceis amantes,
De um puro espelho que idealiza a realidade.
O olhar, meu largo olhar de eterna claridade!"
Charles Baudelaire
Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris, no dia 9 de Abril
de 1821 ele foi um importante poeta francês do século XIX, atuou
também como teórico e crítico de arte. É considerado um dos principais nomes e
precursor do simbolismo literário.
Em sua poesia buscava abordar temas de realidade usando
metáforas, mas exagerava no amor, ele fala diretamente ao leitor,
representando os sentimentos, estado de espírito e percepções. Entre as
principais obras de Baudelaire, destacam-se Flores do Mal, Paraísos Artificiais
(lançadas no Brasil), La Fanfarlo.
Simbolismo em
Portugal
O Simbolismo começou em 1857 com a publicação de As flores
do Mal, de Charles Baudelaire (1821 1867). Os
simbolistas se opuseram às propostas do Realismo na Europa. Em Portugal, o
movimento iniciou-se com o livro Oaristos (1890), de Eugénio de Castro (1869 1944). O simbolismo em Portugal caracterizou-se por um
movimento na literatura, partindo dos ideais vindos da
França. O Simbolismo convive com o Realismo que junto caminha com um
Naturalismo, já que em Portugal esta corrente quase não existiu.
Principais autores
Além de Raul Brandão, um dos raros escritores de prosa
simbolista, na verdade prosa poética, representada pela trilogia que compreende
as obras A farsa, Os pobres e Húmus, Eugênio de Castro, Antônio Nobre e Camilo
Pessanha são os poetas mais expressivos deste estilo em Portugal.
Trabalho feito por: Andrew Passaretti, Diana Pires, Júlia Altoé, Taynara Amaral e Thaissa Tobias. 2M1.
Literatura brasileira:
- Cruz e Souza
- Alphonsus de Guimarães
Artes Plásticas:
- Paul Gauguin
- Gustave Moreau
- Odilon Redon
Teatro
- Maurice Maeterlinck
- Gabriele d'Annunzio
- Isolamento da sociedade;
- Tem influencia do misticismo, espiritualismo e o subconsciente;
- Ênfase na imaginação e fantasia;
- Comparação da poesia com a música;
No Brasil, o simbolismo surge num período marcado por conflitos políticos e sociais. Cruz e Souza souberam trazer o simbolismo da Europa e "implantá-lo" no Brasil, quase que simultaneamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário